Missa
Palestra
Passeata
Almoço
FINS: O fim da Pia União das Filhas de Maria além de consistir na promoção da maior glória de Deus e do aumento da devoção para com a Virgem Imaculada, consiste, também em proteger a inocência das jovens, em defendê-las do pestífero contágio do mundo, e em levá-las, por meio de conselhos e de práticas religiosas, ao exato cumprimento dos deveres que têm a cumprir para com Deus, para com o próximo e para consigo mesmas; e, ainda, levá-las a consecução de uma sólida virtude cristã, sob a guarda fidelíssima da Imaculada Rainha do Céu, e segundo os luminosos exemplos da jovem mártir Santa Inês.
O fim desta Pia União, não consiste em encher o mundo de freiras, como dizem os inimigos do bem, mas em fazer crescer as jovens na piedade cristã, na honestidade dos costumes, em torná-las obedientes e respeitosas para com seus pais, a fim de que um dia, segundo o estado a que forem chamadas por Deus, possam ser ou esposas fiéis e ótimas mães de família no século, ou esposas do Senhor na vida religiosa, ou ainda castas moças no meio do mundo, no seio das suas famílias.
VANTAGENS: Dificílimo seria enumerar todas as vantagens que destas Pia Uniões resultam, não só para as famílias, mas, ainda, para a sociedade inteira. Quem poderá, na verdade, negar a consolação que as boas filhas de Maria dão aos seus pais, pela sua obediência e pela sua diligência no cumprimento dos seus deveres? Quem poderá desconhecer o bem que elas fazem às comunidades, principalmente à juventude, quer com a sua modéstia, com a sua piedade e devoção, quer com a frequência dos Sacramentos e assistência às funções religiosas? Basta ver um agrupamento destas jovens para se formar uma idéia do bem que por toda parte produzem estas Pia Uniões.
Se a Santíssima Virgem é a Mãe de todos os cristãos, se sobre todos Ela lança olhares misericordiosos e a todos dispensa, a mãos largas, as graças celestes, com quanta maior razão não se mostrará afetuosa para com aqueles corações juvenis que a Ela se consagram por um culto particular?
Em virtude da sua união, todas as associadas participam das boas obras, orações e comunhões que se fazem em todas as congregações unidas à Primária (Conforme Decreto do Sumo Pontífice Pio IX, em 1866). Ora, quem poderá avaliar as graças e os auxílios espirituais que esta santa comunhão atrai sobre cada uma das associadas? E não será um doce conforto para uma jovem, especialmente nas angústias espirituais e nos trabalhos da vida, pensar que há no mundo um grande número de companheiras que oram por ela?
Outras vantagens incalculáveis são o bom exemplo que reciprocamente se dão, o incitamento ao exercício das virtudes, os avisos e as instruções particulares que recebem a Pia União para viverem na pureza dos costumes, como se fossem anjos sobre a terra e para merecerem a morte preciosa dos justos.
Estas vantagens da Pia União não se restringem somente à vida presente, quando alguma delas é arrebatada pela morte, a Pia União sufraga a sua alma com Missas, com comunhões e com orações em comum.
(Cfr. Manual da Pia União das Filhas de Maria)
FLORES DE VIRTUDES
Este ensaio de flores espirituais pode servir de regra para firmar outras conforme a devoção de cada um; e no fim do mês apresenta-se este místico ramalhete à Virgem, pedindo-lhe se digne coroar-nos no céu, assim como nós procuramos coroá-la na Terra.